CFF lança nova edição da revista Infarma com temas atuais e homenagem à ciência farmacêutica

Publicação reúne artigos de autores de diferentes regiões do país, aborda desafios contemporâneos da área e presta tributo ao legado do professor Anselmo Gomes de Oliveira

Image description

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou, no final de dezembro de 2025, a revista Infarma (v. 36 – Número I), com artigos sobre assuntos diversos escritos por autores de diferentes regiões do Brasil. O exemplar conta com cinco artigos originais, com destaque para temas como o desenvolvimento de um pó efervescente à base de açafrão; medicamentos potencialmente inapropriados para pessoas idosas no SUS; e o uso profilático e farmacoterapêutico da azitromicina durante a pandemia da Covid-19 e seus riscos à saúde. Dentre os artigos de revisão, destaque para uma revisão integrativa sobre a percepção do paciente com diabetes mellitus tipo 2 quanto ao uso de insulina e seus eventos adversos. 

O expediente desta edição é assinado pelo farmacêutico Tarcisio Palhano (editor-adjunto). No texto, ele recorda que a revista Infarma Ciências Farmacêuticas teve seu primeiro exemplar publicado em 1992, no formato de encarte científico da Revista Pharmacia Brasileira, como forma de inserir o farmacêutico no universo científico da profissão, por meio da elaboração de artigos técnicos e científicos de interesse da categoria, e até então sem um espaço adequado para esse tipo de divulgação.

Uma das principais preocupações da Diretoria do Conselho Federal de Farmácia foi a criação de um corpo de editores que pudesse garantir à publicação as boas práticas de editoração, a autonomia dos autores com respeito às obrigações éticas dos textos, a proteção da identidade dos autores e revisores, e a análise com rigoroso olhar científico, para que a comunidade pesquisadora tivesse, a partir de então, um periódico respeitado e confiável.

Alguns expoentes das Ciências Farmacêuticas brasileiras foram fundamentais para a manutenção da qualidade dos artigos publicados, lutando incansavelmente pela periodicidade, mas, sobretudo, pela qualidade dos textos, disseminando conhecimento específico da área para os mais distantes rincões do planeta na área específica das Ciências Farmacêuticas.

O professor titular Anselmo Gomes de Oliveira, um dos mais respeitados na área farmacêutica, atuou por mais de uma década como Editor-Chefe dessa publicação institucional. Tendo nos deixado recentemente e precocemente, o professor Anselmo era docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e referência incontestável no ensino, na pesquisa e na gestão de áreas de interesse farmacêutico.

Brilhantemente, orientou dezenas de acadêmicos e publicou centenas de artigos científicos ou de opinião, sempre trazendo ao leitor informação técnica e científica de qualidade para a compreensão do complexo saber farmacêutico.

O Conselho Federal de Farmácia, por meio deste Editorial, expressa os seus mais profundos agradecimentos ao professor Anselmo pelos tantos anos dedicados à Infarma Ciências Farmacêuticas, com elevado altruísmo e total comprometimento com a produção e disseminação de conhecimentos, capazes de impactar positivamente a formação de estudantes e a prática das Ciências Farmacêuticas no Brasil e no mundo.

Acesse o conteúdo completo aqui!