CFF lança vocabulário farmacêutico bilíngue e aplicativo voltado ao atendimento em Libras
Produtos estão disponíveis gratuitamente e também podem ser acessados por toda a população

O primeiro volume do Vocabulário Terminográfico Farmacêutico Bilíngue (Português-Libras) e um aplicativo web foram lançados pela equipe do programa FarmaLibras do Conselho Federal de Farmácia (CFF) durante a programação do Congresso Brasileiro de Ações e Cuidado Farmacêutico e VI Congresso Pernambucano de Farmacêuticos, realizados em Olinda (PE), de 28 a 31 de maio.
Os materiais foram elaborados em parceria com o Centro de Informação sobre Medicamentos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e envolveu mais de 140 pessoas, entre colaboradores e participantes de pesquisa ouvintes e surdos, falantes nativos de Libras e português, de todas as regiões do Brasil. A equipe técnica foi composta, principalmente, por farmacêuticos da área clínica e especialistas em Libras da área de linguística e de estudos da tradução.
Ao todo, são 103 termos com seus respectivos verbetes, os quais estão divididos em quatro categorias:
- Conceitos básicos na área farmacêutica;
- Informações contidas na bula;
- Fitoterapia;
- Classes terapêuticas.
Em Libras, cada termo tem seu verbete apresentado com o sinal, a definição do termo e um exemplo de como é aplicado em uma frase. Na versão em português, o verbete é organizado pelo nome do termo, sua tradução em inglês, classe gramatical, sinônimos, definição do termo e aplicação em uma frase.
A coordenadora do FarmaLibras, Deuzilane Muniz Nunes, convidou todos os farmacêuticos a conhecerem o aplicativo e a acessar o vocabulário para que possam realizar um atendimento mais humanizando em Libras. “Esses produtos são muito importantes para que vocês possam realizar o atendimento farmacêutico das pessoas surdas no nosso País de forma acessível, utilizando a Língua Brasileira de Sinais na comunicação.
O presidente do CFF, Walter Jorge João, destacou a importância do trabalho da equipe o ineditismo da iniciativa. “Das 14 profissões da área da saúde, nós, do Conselho Federal de Farmácia, fomos os primeiros a disponibilizar este tipo de formação. Agora, todos os profissionais podem ampliar seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço inclusivo para esta população. O CFF sempre esteve atento às pautas da inclusão e da melhoria da saúde das populações que necessitam de mais atenção. Inclusive, também temos um grupo de trabalho dedicado à comunidade LGBTQIA+”, enfatizou.
O vocabulário de Libras está disponível em três versões: Aplicativo Web FarmaLibras, em livro físico e em e-Book. No Aplicativo Web, os verbetes em português estão acompanhados dos vídeos com a versão em Libras. Nas versões de livro físico e e-Book há, junto aos textos dos verbetes, um código do tipo QR Code e um link com o endereço eletrônico do vídeo online em Libras. Você poderá usar a câmera do celular para a leitura do QR Code para abrir o vídeo.
O Vocabulário é um dos eixos de trabalho do Programa FarmaLibras, coordenado em parceria do Conselho Federal de Farmácia com o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Acesse: https://farmalibras.com.br/