CRF-RN emite nota de repúdio
Confira a nota na íntegra

NOTA DE REPÚDIO
Prezados Profissionais Farmacêuticos, Profissionais de Enfermagem, Profissionais de Saúde e a Sociedade em geral.
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte – CRF/RN, no exercício de suas prerrogativas legais, vem a público manifestar seu veemente REPÚDIO à publicações de conteúdo em redes sociais, de profissionais farmacêuticos inscritos nesta autarquia, que venham a difamar a imagem da classe profissional da Enfermagem, bem como de quaisquer outras classes profissionais.
Tais publicações, ao tecerem comentários desrespeitosos e ofensivos, afrontam diretamente os princípios basilares da ética profissional e do respeito interprofissional, essenciais para o funcionamento harmônico e eficaz do sistema de saúde.
O Código de Ética Farmacêutica, aprovado pela Resolução CFF nº 724/2022, é cristalino ao estabelecer as condutas esperadas dos profissionais farmacêuticos. Especificamente, o art. 21, incisos I e VI, estabelece que:
Art. 21 - O profissional, perante seus pares e demais profissionais, deve comprometer-se a:
I - tratar com urbanidade a sua equipe de trabalho, observando os preceitos éticos;
(...)
VI - manter relacionamento harmonioso com outros profissionais, limitando-se às suas atribuições, no sentido de garantir unidade de ação na realização das atividades a que se propõe, em benefício individual e coletivo;
Aludidas condutas de profissionais farmacêuticos, ao utilizarem as redes sociais para desqualificar quaisquer categorias parceiras, viola o dever de urbanidade e o respeito mútuo que devem nortear as relações entre os profissionais de saúde. Notadamente a Farmácia e a Enfermagem são profissões que, unidas, atuam na linha de frente do cuidado à saúde da população, e o respeito recíproco é inegociável.
Sendo assim, o CRF/RN reitera que repudia firmemente quaisquer atitudes de profissionais farmacêuticos que venham a ferir os preceitos éticos e desrespeitar a dignidade profissional especialmente da classe da Enfermagem, bem como afirma que adotará, sempre que constatada citadas irregularidades, todas as providências administrativas e legais cabíveis, incluindo, se necessário, a instauração de processo ético-disciplinar, para a devida apuração dos fatos e aplicação das sanções previstas na legislação de regência, em estrito cumprimento do dever legal de fiscalizar e zelar pela ética da profissão farmacêutica.
Nesse sentido, O CRF/RN reitera o seu profundo respeito e admiração pelos profissionais de Enfermagem e por todas as categorias que compõem a equipe multidisciplinar de saúde, essenciais para a saúde pública brasileira.
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte – CRF/RN reafirma seu compromisso inabalável com a ética, o respeito interprofissional e a defesa intransigente de um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.
Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte – CRF/RN
Joselito Rangel da Silva Filho
Presidente
Joselito Rangel da Silva Filho
Presidente
Ouvir artigo