CFF realiza a primeira Reunião Plenária de 2026
Farmacêutico que salvou criança engasgada em Tocantins receberá moção de aplausos da instituição
A 563ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) está sendo realizada de 28 a 30 de janeiro, em Brasília. Na abertura dos trabalhos, a pedido da conselheira federal pelo Tocantins, Marttha Ramos, foi concedida uma moção de aplausos ao farmacêutico Marcos Vinicius Lima, que socorreu um bebê que chegou engasgado em uma farmácia de Palmas.
Com transmissão ao vivo pelo youtube do CFF, a pauta inclui temas como a Resolução nº 531/2010, que trata do REFIS, e a proposta de revisão da Resolução nº 457/2006, sobre as atribuições do farmacêutico na análise físico-química do solo, para a inclusão de atribuições voltadas à identificação e caracterização de minérios e minerais.
Também está entre os temas a serem discutidos nesta plenária a realização de ações focadas no técnico em análises clínicas, como cursos periódicos em módulos, movimentos de valorização e contra o acúmulo de funções e a elaboração de campanha de divulgação do trabalho do técnico de análises clínicas.
Além das apreciações e deliberações, estão em pauta as primeiras homologações referentes a todo o sistema CFF/CRFs de 2026, o julgamento de processos éticos, de processos de câmaras técnicas especializadas e apresentações de dados da Comissão de Tomada de Contas.