Nélio de Aquino é nomeado diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde
Farmacêutico com sólida trajetória na Anvisa assume área estratégica para o acesso a medicamentos no SUS
A Casa Civil da Presidência da República oficializou, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (23), a nomeação do farmacêutico Nélio Cezar de Aquino para o cargo de diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Ele passa a ocupar a função anteriormente exercida por Marco Aurélio Pereira, exonerado nesta semana.
Com formação acadêmica sólida, Nélio Cezar é doutorando em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências Farmacêuticas e graduado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP. Também possui especializações em Vigilância Sanitária, pela Fiocruz, e em Gestão em Saúde, pela Universidade Federal Fluminense.
Servidor de carreira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atua como Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. Ao longo de sua trajetória profissional, acumulou ampla experiência em gestão técnica, tendo ocupado cargos estratégicos como gerente-geral de Medicamentos e gerente-geral de Inspeção de Medicamentos, Insumos e Dispositivos Médicos. Também coordenou câmaras técnicas e grupos de trabalho, além de representar a Anvisa em instâncias internacionais de convergência regulatória, a exemplo do International Council for Harmonisation.
Sua atuação profissional é marcada pela expertise em Farmácia e Ciência Regulatória, com foco em processos de registro, inspeção e controle de medicamentos, produtos biológicos, insumos farmacêuticos e dispositivos médicos. O currículo inclui ainda experiência em regulação de alimentos, fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras, articulação com laboratórios públicos de controle de qualidade e uso de evidências de mundo real na tomada de decisão regulatória.
O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, parabenizou o novo diretor. “Em nome da diretoria do Conselho Federal de Farmácia, parabenizo o farmacêutico Nélio Cezar de Aquino pela nomeação. Sua trajetória técnica e compromisso com a saúde pública fortalecem a expectativa de avanços importantes na assistência farmacêutica e no acesso seguro a medicamentos no âmbito do SUS”, afirmou.