Saúde lança guia inédito para atuação farmacêutica no combate às hepatites virais

Guia teve a colaboração do CFF

Image description

O Ministério da Saúde lançou o inédito Guia para Atuação Farmacêutica na Promoção da Adesão ao Tratamento das Pessoas com Hepatites Virais, concebido para orientar o cuidado às pessoas com hepatites virais, com ênfase na adesão ao tratamento medicamentoso e na melhora dos desfechos clínicos.

Por meio de seu Grupo de Trabalho (GT) sobre Farmácia Clínica, o Conselho Federal de Farmácia atuou diretamente na elaboração do guia, reforçando o papel estratégico do farmacêutico nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) e na Rede de Atenção à Saúde (RAS), sobretudo contra as hepatites B e C — responsáveis por 96% dos óbitos por hepatites virais no Brasil.

A contribuição técnica do GT assegurou uma abordagem verdadeiramente centrada no paciente, oferecendo orientações práticas para o acompanhamento, o monitoramento e a intervenção nos regimes terapêuticos. O resultado é um material que reflete o compromisso da Farmácia Clínica com um cuidado qualificado, fundamentado em evidências.

Destaques do guia:

▸ Epidemiologia e diagnóstico;
▸ Linha de cuidado;
▸ Promoção da adesão.

“Parabéns ao Ministério pela iniciativa, com a qual ficamos honrados em colaborar. Esse documento norteia o importante papel dos farmacêuticos no enfrentamento aos principais desafios relacionados ao combate às hepatites virais, como a complexidade dos esquemas terapêuticos, o estigma associado à doença e a necessidade de capacitação contínua”, destacou o presidente do CFF, Walter Jorge João.

A publicação está alinhada à meta global da OMS de eliminação das hepatites virais como problema de saúde pública até 2030.

📥 Baixe o guia: bit.ly/guiafarmahepatites